‘Viagem’ pela Física de Partículas!

IMG_20160525_153322

A 25 de maio, os alunos do 10º B aventuraram-se nas interrogações mais recentes da comunidade científica, na área da Física de Partículas, que se dedica ao estudo da constituição íntima da matéria.

De que é feito o Universo? O que há para além do que vemos? Qual a importância do bosão de Higgs? O que é a anti-matéria? Matéria escura e energia escura, de que se trata?

Para além destas, muitas outras questões estimulam a curiosidade dos cientistas e abrem os horizontes desta disciplina que tem desafiado os limites do conhecimento, recentemente com recurso à máquina mais complexa construída pelo Homem, o LHC, o maior acelerador de partículas do CERN. O LIP (Laboratório de Instrumentação em Física Experimental de Partículas, sediado em Lisboa) tem acompanhado, desde há 30 anos, o desenvolvimento de algumas das experiências levadas a cabo no CERN, com colaborações em três grandes áreas: investigação em Física Experimental de Partículas; desenvolvimento de instrumentos e metodologias com aplicações em física de partículas, em medicina e exploração espacial; e computação avançada.

Neste contexto, através do LIP, dezenas de investigadores portugueses contribuem de forma relevante para o desenvolvimento desta ciência. Também estudantes e professores têm tido oportunidade de, através de iniciativas levadas a cabo pelo LIP, ter contacto com o trabalho em desenvolvimento nesta área científica. Assim foi também com esta exposição, comemorativa dos 30 anos do LIP e exibida no Átrio da Reitoria da Universidade de Lisboa, em que os alunos tiveram oportunidade de explorar, através dos painéis temáticos e das experiências interativas, as perguntas com que a ciência hoje se debate.