Visita de Estudo à Mega Hits FM!

No mês de março, as turmas 10ºA, 10ºB, 10ºD e 10ºH foram conhecer a rádio Mega Hits, do Grupo Renascença, no Chiado. A visita teve como objetivo ver “por dentro” e ao vivo como funciona uma estação de rádio para depois os alunos desenvolverem o trabalho de projeto de Inglês: “Radio Station”.

Turma 10º A: a caminho do Chiado, no Miradouro de S. Pedro de Alcântara.

Turma 10ºB: Ótima disposição nos estúdios da Mega Hits.

10ºB: Belos sorrisos com o nosso simpático anfitrião -Rui M. Pêgo.

10ºB: E a boa disposição continua…

10ºB: Nos estúdios da Radio Renascença- Espaço de debates e entrevistas.

As nossas repórteres de serviço escreveram a seguinte notícia sobre esta visita inesquecível!

No dia 17 de Março, a turma do 10ºB da Escola Secundária Pedro Nunes deslocou-se até à Baixa-Chiado para visitar o Grupo Renascença – rádios RFM, Megahits e RR.

Depois de uma intensa caminhada, finalmente chegámos à sede da rádio. Aqui, fomos recebidos pela RP do grupo, que nos contou, atenciosamente, a história do mesmo. Estávamos interessados e pouco a pouco fomos fazendo perguntas.

De seguida, percorremos os vastos corredores da rádio, até chegarmos à Megahits! O ambiente aí era totalmente descontraído! Adorámos! Daí seguimos a visita a comando do locutor Rui Pego, que nos pôs imediatamente animados e interessados. Porquê?! Mostrou-nos como se faz um verdadeiro programa de rádio e deu-nos a oportunidade de ouvir algumas das músicas que iam passar, em ótimas condições acústicas. Impossível esquecer o momento em que tirámos fotografias com este fantástico radio host! Com muita pena nossa, tivemos de abandonar a Megahits e fomos até à redação.

Aqui explicaram-nos onde é feita a verdadeira pesquisa. Mais de uma dezena de jornalistas colados aos seus computadores, constantemente, davam os updates do que se passava em todo o mundo. Um dos simpáticos profissionais presentes deu-nos a conhecer um pouco do incrível trabalho que era feito dentro daquelas paredes. Foi inacreditável ter a noção do imenso trabalho que está por detrás daqueles dois minutos a que nós, ouvintes, temos acesso e estamos habituados.

Sempre muitos curiosos e bem-dispostos, fomos levados para dentro do estúdio onde é hábito haver debates, entrevistas ou simples conversas, entre o locutor e diferentes convidados. Foi nesse estúdio, com três televisões a atualizarem constantemente o que se passava em todo o globo, que percebemos realmente a diferença entre a Mega e a RR. Na Mega, tudo é muito mais calmo e descontraído e existe uma maior liberdade. Já na RR, uma rádio bastante mais conservadora, existem muitos padrões éticos a serem valorizados e cumpridos com a máxima seriedade.

Foi muito interessante perceber essas diferenças e contrastes.

Por fim, toda a turma e professores foram alvo de uma pequena sessão fotográfica na bonita escadaria do edifício. Assim terminou esta grande visita!

Francisca Batalha Reis, Ema SanPayo e Maria Sereno (10ºB)

20160316_162125

10ºB: Na escadaria do edifício da Rádio Renascença, no Chiado.