Palestra com Alexandre Quintanilha

alex-quintanilha2

No dia 15 de fevereiro, tivemos a honra e o privilégio de poder escutar o Professor Dr. Alexandre Quintanilha numa palestra sobre a Biomedicina.

Alexandre Quintanilha nasceu em Maputo, no dia 9 de agosto de 1945.

O facto de ter nascido em África, deu-lhe a capacidade de olhar para a sociedade com uma perspetiva diferente e observar as suas múltiplas faces.

Tal foi evidente durante a palestra através da forma como discursou e captou a atenção de um público jovem.

Durante o seu tempo como estudante e ao longo da sua vida profissional, Alexandre Quintanilha percorreu as mais diversas áreas da Ciência, de entre as quais Física Teórica, Matemática Aplicada, ciências ligadas ao ambiente e ciências biomédicas. O facto de nos ter mostrado as diferentes fases da sua carreira profissional e da sua vida pessoal transmitiu-nos uma ideia de mudança que veio contrariar a ideia estática presente  nas nossas mentes.

A abordagem de temas atuais e controversos e o recurso a expressões pouco usuais durante a palestra permitiu uma maior ligação com a audiência.

Tal como o próprio Professor disse, o objetivo da sua palestra era deixar-nos com mais dúvidas e menos certezas do que aquelas que tínhamos quando entrámos no auditório.

Concluindo, não foi apenas uma palestra sobre Biomedicina, foi também uma forma de expandir as mentes enclausuradas dos jovens.

Redigido por: Maria Inês  Spencer; Sara Costa; Rita Mateus e Afonso Hermida, do 12º B.

img_3659-4