Parabéns Tânia!

Nos passados dias 5 e 6 de Maio realizou-se a Final Nacional da edição de 2016-17 das Olimpíadas de Astronomia. Este encontro teve lugar no Planetário – Casa da Ciência de Braga e envolveu os dez melhores classificados nas eliminatórias regionais.

A Tânia Machado, aluna da turma C do 12º ano, representou a região de Lisboa nesta final destinada a apurar os três representantes nacionais que irão estar presentes na edição Mundial destas Olimpíadas, que este ano se realizarão de 12 a 21 de Novembro em Phuket, na Tailândia.

Após a cerimónia de abertura, realizou-se de imediato a Prova Teórica que se desenrolou por duas horas. Foi, então, apresentada aos participantes uma sessão de Planetário seguida de uma visita guiada às instalações.

Após um simpático jantar onde todos os participantes tiveram oportunidade de descontrair e de se conhecer um pouco melhor, decorreu a Prova Prática, última oportunidade para os concorrentes evidenciarem o seu valor.

Na manhã seguinte a Orion Sociedade Científica de Astronomia do Minho, proporcionou a todos uma magnífica visita à bonita cidade de Braga que se constituiu como outro momento de excelente convívio e de elevado interesse cultural.

À tarde foi encerrado o evento numa cerimónia que contou com a participação da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga e dos representantes da Sociedade Portuguesa de Astronomia e do Planetário Casa da Ciência de Braga. A classificação final ficou assim ordenada:

1º Classificado – João Galvão (Alenquer)

2º Classificado – Jéssica Gonçalves (Sintra)

3º Classificado – Tânia Machado (Lisboa)

Melhor Prova Prática – Carlos Cunha (Barcelos)

Muitos parabéns à Tânia Machado que fez uma excelente prova e que irá com certeza tornar a mostrar as suas qualidades neste domínio científico quando em Novembro integrar a equipa de jovens “astrofísicos” que irá defender as cores de Portugal nas Olimpíadas Mundiais de Astronomia na Tailândia.

BOA SORTE TÂNIA!