@Prende-te

Estudar

Métodos e práticas de estudo

Os métodos e práticas de estudo podem ser definidos como um conjunto de ferramentas dirigidas para a aquisição, a compreensão e a exposição da informação.

Muitos dos problemas de aprendizagem existentes entre os estudantes são hoje explicados pela ausência ou uso inadequado de métodos de estudo e pela inexistência de hábitos de trabalho que favoreçam a aprendizagem.

É cada vez mais importante a implementação de estratégias dirigidas para as diferentes tarefas escolares realizadas em sala de aula e em casa. Estas estratégias poderão ser aplicadas a qualquer criança e jovem devendo ser implementadas ao nível da organização, planificação e aquisição das matérias, criando hábitos de estudo diários.

Pensamos que, em termos gerais, estas medidas são fundamentais para o sucesso escolar, mas também para o desenvolvimento de outras competências como a autonomia, auto-estima e responsabilidade.

Para quem?

Para todos os alunos que apresentem de forma frequente dificuldades na assimilação dos conteúdos escolares, dificuldades na exposição da informação ou insucesso escolar.

Aqui ficam algumas dicas para quem apresenta necessidades ao nível da promoção das competências de estudo e que não está a conseguir atingir resultados académicos satisfatórios.